Anatomia humana
Nervos Cranianos
Nervo Olfatório
Distribuem-se na mucosa olfatória, é exclusivamente sensitivo, conduz impulso olfatórios, classificado como fibras aferentes viscerais especiais.
Nervo optico
Origina na retina, exclusivamente sensitivo, responsável pela visão.
Nervo oculomotor, nervo troclear e nervo abducente
São nervos motores, se aproximam ainda no interior do crânio, para atravessar a fissura orbital superior e atingir a cavidade orbital, indo se distribuir aos músculos extrínsecos do olho.
Nervo trigêmeo
É um nervo misto, sendo o componente sensitivo maior, possui uma raiz sensitiva e uma motora
Nervo Facial
É também um nervo misto, apresentando uma raiz motora e outra sensorial gustatória, é representada pelo nervo facial.
Nervo Vestibulococlear
A parte vestibular conduz impulsos nervosos relacionados ao equilíbrio, a parte coclear conduz impulsos nervosos relacionados com a audição.
Nervo Glossofaríngeo
Constitui, com o homólogo contralateral; está relacionado a sensibilidade gustativa e de vísceras, além de inervar glândulas, musculatura lisa e esquelética.
Nervo Vago
É misto e essencialmente visceral; possui dois gânglios sensitivos;
Nervo Acessório
Formada por uma raiz craniana e uma espinhal
Nervo Hipoglosso
Nervo essencialmente motor; Suas fibras são consideradas eferentes somáticas.
Nervos Espinhais
Fazem conexão com a medula espinhal e são responsáveis pela inervação do tronco, dos membros superiores e parte da cabeça. Existe 31 pares, 8 pares de nervos cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Cada nervo é formado pela união das raízes dorsal(sensitiva) e ventral(motora), que se ligam aos sulcos lateral posterior e anterior da medula através de filamentos radiculares.
Ramos dorsais dos nervos espinhais: são menores do que os ventrais e direcionados posteriormente, se dividem em ramos medial e lateral para inervar os músculos e pele das regiões posteriores do