estudante
A Guerra Fria foi o período pós-segunda guerra mundial onde ocorreu uma disputa sociopolítica , militar, tecnológica, econômica, e ideológica entre duas grandes potencias, Estados Unidos e a União Soviética.
O termo guerra fria foi dado pelo fato da não existência de um conflito direto, um conflito bélico entre as duas potencias, mas sim de um conflito que ocorreu apenas no campo ideológico. Graças ao poderoso tupã um conflito militar direto nunca aconteceu, pois esses dois países tinham potencia bélica nuclear e um conflito significaria o fim não somente dos dois países, mas também da vida na Terra.
Os dois lados da moeda
A união soviética tinha um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único, igualdade social e o absolutismo.
Já os Estados unidos tinham o seu sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
Blocos Militares
Com a grande disputa entre as duas potências, acabou-se criando uma corrida armamentista, distribuindo exércitos e equipamentos bélicos em seus territórios e nos países aliados, o que resultou na criação de dois blocos militares, a OTAN( Organização do tratado do atlântico norte) liderado pelos estados unidos e tinham como principais países participantes:
Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Espanha, , Áustria e Grécia. E o Pacto de Varsóviaera que era comandado pela União Soviética e tinha como principais membros a URSS, Cuba, China, Coreia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.
Planos de auxilio aos aliados
Com o objetivo de reforçar o capitalismo e vendo sobre a fragilização das nações europeias após a segunda guerra, os Estados Unidos cria o Plano Marshal, que visava oferecer empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se reerguer economicamente e também para repelir as chances desses países