estudante
"Nossas belas-artes foram instituídas e seus tipos e usos fixados num tempo bem distinto do nosso, por homens cujo poder de ação sobre as coisas era insignificante comparado ao que possuímos. Mas o espantoso crescimento de nossos instrumentos, a flexibilidade e precisão que eles atingiram as ideias e os hábitos que introduziram nos asseguram modificações próximas e muito profundas na antiga indústria do belo. Há em todas as artes uma parte física, que não mais pode ser vista e tratada como o era antes, que não mais pode ser subtraída à intervenção do conhecimento e do poderio modernos. Nem a matéria, nem o espaço, nem o tempo são, há cerca de vinte anos, o que sempre haviam sido. É de se esperar que tão grandes novidades transformem toda a técnica das artes, agindo assim sobre a própria invenção e chegando mesmo, talvez, a maravilhosamente alterar a própria noção de arte."
(Paul Valéry: Pièces sur l’art. Paris (s. data) pp. 103/104 “La conquête de l'ubiquité") Texto 02
“A Amazon, gigante das vendas pela internet, lançou uma loja de arte online, para a qual se associou a 150 galerias e marchands de todo mundo, com um catálogo de mais de 45 mil obras de quatro mil artistas.
Com o nome de Amazon Art, a nova loja permite navegar entre obras de arte de todo o tipo de formatos e estilos através de uma série de ferramentas que facilitam a busca.
[...]
Nomes famosos como Andy Warhol, Salvador Dalí e Marc Chagall também figuram entre as obras à venda”.
(Amazon lança loja de arte online associada a 150 galerias, G1, São Paulo, 01 ago 2013. Disponível em