Estudante
CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: HISTÓRIA I
PERÍODO: 2º /2013
PROF. RESPONSÁVEL: ALVARO H. ALLEGRETTE
TURMAS: MA2/NA2
AVALIAÇÃO FINAL
Cada questão vale 2,5 pontos;
Coloque o número da questão correspondente na folha de respostas.
1) Le Goff escreve: “Sabemos agora que o passado depende parcialmente do presente. Toda a história é bem contemporânea, na medida em que o passado é apreendido no presente e responde, portanto, aos seus interesses, o que não é só inevitável, como legítimo. Pois que a história é duração, o passado é ao mesmo tempo passado e presente. Compete ao historiador fazer um estudo "objetivo" do passado sob a sua dupla forma. Comprometido na história, não atingirá certamente a verdadeira "objetividade", mas nenhuma outra história é possível. (...).” (LE GOFF; História – Memória, 1990, p. 51-52) Do que o autor está falando? Explique.
2) Aponte quais as diferenças básicas da monarquia feudal para a monarquia nacional moderna. Nesse sentido, como Perry Anderson caracteriza o absolutismo europeu?
3) De que maneira a Contra-Reforma influencia as artes plásticas no Ocidente? Como isso se manifesta? Explique e dê um exemplo a partir do que foi observado em aula ou na visita ao Museu de Arte Sacra.
4) Leia os documentos A e B caracterize o absolutismo imperial russo no governo da imperatriz Catarina II.
DOCUMENTOS
A) Catarina II da Rússia (1762-1796) - Propostas para um Novo Código de Lei (1767)
[...]
6. A Rússia é um Estado europeu.
7. Isto é claramente demonstrado pelas seguintes Observações: As Alterações que Pedro o Grande empreendeu na Rússia tiveram sucesso com a maior Facilidade, porque os Modos que prevaleciam naquele Tempo e que tinham sido introduzidos entre nós por uma Mistura de diferentes Nações, e pela Conquista de Territórios estrangeiros, era completamente inadequada ao Clima. Pedro o Primeiro, por introduzir os Modos e Costumes da Europa entre a população Européia