Estudante
O que são liquens
Os liquens são seres vivos considerados especiais, pois são formados por uma simbiose (relação de mutualismo entre dois organismos onde há vantagens para ambos indivíduos). A simbiose que forma os liquens ocorre entre uma alga e um fungo.
Nesta relação simbiótica a alga é responsável pela produção de alimento orgânico e realização da fotossíntese. Já o fungo, garante a proteção e um ambiente adequado para o desenvolvimento da alga.
Características dos liquens
Os liquens são resistentes e podem se desenvolver em pedras e galhos e troncos de árvores. Agüentam bem as mudanças de temperatura, assim como o sol forte e a umidade.
Os liquens apresentam-se em diversas cores e em formatos de placas.
Apesar de não serem considerados integrantes do reino vegetal, pois não são considerados plantas, são alvo de estudos dos botânicos.
Os principais tipos de liquens são:
- Encrustantes
- Escamosos
- Fruticosos
- Filamentosos
- Fofabiliosos
Micorrizas
Por Fabiana Santos Gonçalves
Micorrizas são associações simbióticas entre fungos e raízes. Essas associações são mutualísticas e tanto as raízes quanto são beneficiados. A maioria das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas fazem esse tipo de associação.
Os fungos auxiliam as plantas na absorção de nutrientes (especialmente o fósforo) do solo e da água e na proteção contra fungos patogênicos e pequenos vermes cilíndricos. Em troca, a planta fornece ao fungo várias substâncias orgânicas essenciais ao crescimento como carboidratos e vitaminas.
Essa associação é muito importante, a ponto de certas plantas só sobreviverem na presença do fungo.
Existem dois tipos de micorrizas:
Endomicorrizas: são micorrizas que penetram nas células da raiz, porém sem penetrar no protoplasma, aumentando a superfície de absorção e trocas da célula. Também se espalham pelo solo que está em contato com a raiz, para aumentar a superfície de absorção. A maior parte das micorrizas (cerca de 80%) são