estudante
ANÁLISE DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS – ENGENHARIA MECÂNICA
EXPERIÊNCIA NR. 1
DATA PREVISTA PARA ENTREGA: - / - / -
DATA EFETIVA DA ENTREGA: - / - / -
INTEGRANTES DO GRUPO:
NOME
RA
ASSINATURA
Introdução
A maior parte da energia elétrica disponível nas redes domesticas apresentam-se sob a forma de corrente alternada senoidal , 127V ou 220V com freqüência de 50 à 60Hz, essa pode ser utilizada diretamente para acionamento de motores, iluminação, eletrodomésticos entre outra aplicações. Entretanto, muitos aparelhos eletrônicos não são projetados para operar em regime de corrente alternada então é necessário transformá-la em corrente contínua utilizando-se circuitos retificadores.
A retificação com diodos é muito comum, pois esse semicondutor é um componente não linear que permite a passagem de corrente em um sentido (polarização direta) e impede a passagem no sentido contrário (polarização reversa). Para filtrar a tensão de saída são colocados capacitores no circuito.
Objetivo
Estudar as características dos circuitos retificadores a diodo com e sem o filtro capacitivo.
Procedimento Experimental
Primeiramente foi montado o circuito da Figura 1, com a chave CH1 aberta (sem o filtro capacitivo) e com o osciloscópio ligado a saída mediu-se as freqüências, tensão máxima, tensão de Ripple, tensão continua, tensão RMS e com o multímetro as tensões contínua e RMS. Feitas as medidas, a chave CH1 foi fechada (com o filtro capacitivo) e então realizou-se novamente o procedimento de medição anterior.
Figura - Retificador meia onda Foi montado o circuito da Figura 2 realizando os mesmos procedimentos feito para o circuito 1.
Figura - Retificador de onda completa
Para o esquema elétrico da Figura 3 foi utilizado um circuito previamente montado com as chaves CH4 e CH1 abertas e com o osciloscópio conectados aos pontos PT4 e PT5 medindo os mesmo parâmetros do