estaçao metereologica
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA ÀS ESTAÇÕES DO 5ºDISTRITO DE METEREOLOGIA
GOVERNADOR VALADARES, 18 DE JUNHO DE 2014
INTRODUÇÃO
No dia 31 de Maio, foi realizada uma visita técnica às estações do 5°Distrito de Meteorologia em Caratinga.
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) é um órgão federal responsável pela Meteorologia e Climatologia no Brasil e possui distritos espalhados por todo o país.
Segundo a palestra do Dr. Lizandro Gemiaki, ocorrida no dia 26 de Maio de 2014, a meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera que é composta por uma camada gasosa que envolve o planeta.
Para realizar a medida dos fenômenos climáticos é necessária a utilização de estações meteorológicas, sejam elas convencionais ou automáticas.
As estações convencionais monitoram temperatura, umidade, chuva, pressão atmosférica, vento, evaporação, temperatura do solo, visibilidade e insolação e necessitam de um observador para coleta de dados. Já as estações automáticas monitoram temperatura, umidade, chuva, pressão atmosférica, vento e radiação sem a necessidade de um observador.
Segundo Franklin et al (2013) o local de instalação das estações meteorológicas deve ser bem ventilado, sem barreiras que impeçam a incidência de radiação solar ou modifiquem o vento, distante de cursos d’água e plano para não ocorrer o acúmulo de água e gramado.
Uma rede de estações é um conjunto de estações meteorológicas unidas com fins específicos e classificam-se em vários tipos: estações sinóticas, climatológicas, agrometeorológicas, meteorológicas, aeronáuticas, espaciais e meteorológicas automáticas de superfície.
Também existem redes de estações fechadas de empresas particulares. Algumas delas são abertas ao público, porém não apresentam dados tão precisos e confiáveis quanto os do INMET.
OBJETIVO
O objetivo da visita técnica as estações do 5° distrito de meteorologia foram, conhecer os mecanismos das estações e