fundamentos de ecologia
Rápida leitura do que esta sendo apresentado
Falar do objetivo geral
O que foram fazer e onde?
Vista geral (Geografia, coordenadas altitudes)
Introdução deve ter:
a) informações gerais
b)objetivo geral
c) especificamente: local, data e disciplina
2. OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
Generalizar: levantamento dos fatores
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
DESCRIÇÃO DO LOCAL DO EXPERIMENTO (JÁ FIZ A REGIÃO, FALTA O LOCAL)
DESCRVER O LOCAL DAS COLETAS DE DADOS (NÃO FIZ, O ROBSON TEM AS FOTOS E PODE DESCREVER). LOCAL EM SI, DEPOIS OS OUTROS 4 PONTOS.
ENUMERAR OS LOCAIS DA SEGUINTE FORMA:
MICROCLIMA 1
MICROCLIMA 2
MICROCLIMA 3
MICROCLIMA 4
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 ÁREA DE ESTUDO
3.1.1 A Região A área de estudo está localizada no município de São José dos Ausentes nas coordenadas 28° 35' 58,2" de latitude sul e 49° 58' 56,2" de longitude oeste. Localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul, denominada Campos de Cima da Serra, atingindo altitude superior a 1300m. É a região mais elevada do Estado. A região, onde se insere a área de estudo, é de importância ímpar para o Estado do Rio Grande do Sul, por abrigar nascentes dos rios Pelotas e das Antas que contribuem par a formação das principais bacias hidrográficas do Estado (Fig. 1). É também a região mais fria do Estado, sendo o clima, segundo a classificação de Köppen, Cfb (clima temperado, úmido), com médias de temperatura em torno de 17° C (Silva apud Moreno, 1961). No inverno a temperatura chega a -8° C, com formação frequente de geadas e nevadas ocasionais. A precipitação anual varia de 1500 a 2000 mm, com chuvas bem distribuídas durante o ano (Silva apud Boldrini, 1997).
Figura 1: Mapa geral da região de estudo.
Fonte: Acunha, 2011.
Esta região faz parte do domínio geológico da Bacia do Paraná. A matriz geológica da região é basicamente de riodacito e basalto originado nos derrames vulcânicos juracretácidos, há