Estação metereológica
Esta publicação apresenta uma descrição das técnicas adotadas pela Estação
Meteorológica (EM) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Astmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) para as observações de superfície, bem como os procedimentos utilizados no tratamento e cálculo das variáveis meteorológicas. Além destas informações, este relatório apresenta um histórico dos instrumentos utilizados desde o início das atividades da Estação Meteorológica em Novembro de 1932.
Os procedimentos e instrumentos utilizados na EM do IAG/USP seguem as recomendações das publicações da Organização Meteorológica Mundial (WMO, 1994;
WMO, 1996).
As medidas contínuas da EM tiveram início em 1933 a partir de observações horárias realizadas entre 7 e 10 horas e das 12 às 15 horas. Em março e julho do mesmo ano, foram incorporadas as observações das 21 e 24 horas respectivamente. Entre janeiro de 1935 e outubro de 1945, as observações foram realizadas das 7 às 22 horas. A partir deste período até agosto de 1948, as observações permaneceram das 7 às 14 horas e às 21 horas.
Posteriormente até dezembro de 1949, as observações voltaram a ser realizadas entre o período das 7 às 22 horas. Finalmente, a partir de janeiro de 1950, as observações meteorológicas passaram a ser realizadas ininterruptamente a cada hora entre 7 e 24 horas, todos os dias do ano. A Error! Reference source not found. do Anexo 1 apresenta detalhes sobre o período de implementação dos instrumentos e das observações da EM do IAG/USP, enquanto que a Error! Reference source not found.2 do Anexo 1 apresenta o ano da implementação e descrição dos instrumentos instalados.
É importante ressaltar que além das observações realizadas pelos observadores meteorológicos, a EM do IAG/USP conta com instrumentos mecânicos automáticos
(anemógrafo, barógrafo, termógrafo, higrógrafo, pluviógrafo e actinógrafo) que registram as informações continuamente