Hidrologia
Em Pernambuco só há 2 estações metereologicas principal uma localizada em Recife e outra em Petrolina. A diferença entre uma estação metereologica principal para as demais, é que nessa há um outro equipamento para medir pressão , umidade, temperatura, força e velocidade do vento. Este equipamento é solto entre 8:30 a 9h, por dia, e deve ser solto todos os dias.
O equipamento citado acima é um balão do qual é acoplado uma sonda, capaz de coletar e enviar dados para o digicora, equipamento este onde são feitas as leituras. Porém antes de se iniciar o procedimento de soltura do balão, deve-se testar se a sonda está funcionando e este equipamento de teste é denomidado hi-sonda.
Caso tudo esteja de acordo e funcionando , inicia-se o procedimento de enchimento do balão e logo após acopla-se a sonda, e por fim solta-se o balão. O balão sobe a grandes altitudes colhendo dados, e quando o ar esta rarefeito o balão explode. Vale salientar que o balão possui apenas a finalidade de transporte da sonda.
O custo desta coleta é de em media 400 dolares, e apenas a sonda custa em média 180 dolares.
Em um espaço ainda na estação é possível coletar dados seja de precipitação, incidência dos raios solares, temperatura do solo , umidade e evaporação.
Os equipamentos destinados para medição de precipitação encontrados nesta estação foram os pluviografos e pluviometros. Os dados coletados pelo pluviometro são validos apenas no raio de 1km.
Já para medição de evaporação havia o tanque classe A, do qual podemos perceber a presença do tranquilizador. Havia um abrigo metereologico voltado para o sul conforme todos os outros abrigos, que havia também o atmometro de piché.
As leitura dos dados do abrigo metereologico são feitas as 9h, 15h, e 21h. No