estudante
“No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos [...] a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, [...] preocupado em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. [JÁ] Henry Fayol [...] preocupado em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases cientificas. [...] suas ideias [Frederick Winslow Taylor e Henry Fayol] constituíram as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração” (p. 48).
“[...] desdobradas em duas orientações diferentes [...], mas que se complementam com [...] coerência” (p. 48).
[...]
1. “De um lado, a Escola da Administração Cientifica desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. [...] A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, [...] Dai a [...] divisão do trabalho do operário, [...] Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos etc., [...] A ênfase nas tarefas é a principal característica de Administração Cientifica” (p. 48).
2. “De outro lado, a corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização, desenvolvida na França, com os trabalhos [...] de Fayol. [...] A essa corrente chamaremos Teoria Clássica. A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio [...] da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Dai a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. [...] Predominava a atenção para a estrutura organizacional, [...] A ênfase na estrutura é a principal característica” (p.48).
Origens da Abordagem Clássica
[...]
1. “O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, [...] leva à substituição das teorias de caráter totalizante e global [...] por teorias micro indústrias de