RESISTORES
INTRODUÇÃO
Um Resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: hora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), hora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons. Os resistores sao fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros ou reostatos.
Os resistores sao encontrados em diversos aparelhos eletrônicos como, por exemplo, televisores, rádios e amplificadores.
Observa-se pela figura 1, que os resistores de carbono exibem no seu corpo faixas de determinadas cores. Na realidade, essas faixas de cores correspondem a uma convenção, conhecida internacionalmente como Código de Cores, no qual cada cor representa um número de 1 a 10. No final, a posição de cores das faixas existentes no corpo de um resistor representa o valor da resistência, em Ohm.
Na maioria das vezes, as especificação de um dado resistor comercial é dividida em quatro faixas coloridas que obedecem a um código de cores:
- A primeira faixa representa o primeiro algarismo do valor global da sua resistência.
- A segunda faixa representa o segundo algarismo do valor global da sua resistência.
- A terceira faixa representa o fator de multiplicação, ou seja, corresponde ao valor da potência (n) de base 10 a ser multiplicada pelos dois primeiros algarismos (X e Y). Exemplo:
XY.10n.
1ª faixa amarelo: 4 4
2ª faixa violeta: 7 7
3ª faixa vermelho: 102 00
4ª faixa ouro: 5% +/- 470 K
Fig. 1: Representação de um resistor de carbono e suas cores.
- Por fim, a quarta faixa representa a incerteza (%) no valor global da sua resistência.
OBS.: Podemos ainda ter resistores com maior número de faixas (5 faixas e