Estudante
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GABRIEL ABUJAMRA
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO: FILTRAÇÃO E EVAPORAÇAO
CURITIBA
2014
GABRIEL ABUJAMRA
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO: FILTRAÇÃO E EVAPORAÇAO
Relatório técnico apresentado na disciplina Química Geral I do Curso de Graduação em Engenharia Civil da
Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 1a parcial.
Orientadora: Prof.º Silvio Miro Franchi
Curitiba, março de 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Os processos de separação de misturas são usados com o intuito de isolar certas substancias presentes em algum sistema. Os diferentes processos existentes se aplicam a certa condições e propriedades dependendo do resultado desejado.
Existem inúmeros métodos de separação entre eles estão: evaporação, destilação, filtração, decantação, centrifugação, ventilação e muitos outros. Para o relatório presente, os processos utilizados foram evaporação e filtração simples. 1.2 CLORETO DE SÓDIO
O cloreto de sódio, ou sal comum ou de cozinha, possui massa molar de 58,5g e temperatura de ebulição em 1465 °C (1738 K). NaCl adquiri forma de sólido cristalino e branco em condições normais e é solúvel na água.
1.3 NITRATO DE CHUMBO
Soluvel em água e com aparência cristalina, o nitrato de chumbo Pb(NO3)2 possui temperatura de fusão em 470 °C e é um sal inorgânico. Sua massa molar é de 331,23 g/mol.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Presenciar e entender os métodos de evaporação e filtração no processo de separação de mistura. Avaliar e explanar o porque ou não dos resultados serem coerentes com os cálculos teóricos realizados.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAL balança semi-analítica;
2 béqueres