estudante
O projeto da Coleta Seletiva da PUC-Rio que consiste na parceria entre o NIMA e a Prefeitura do Campus teve seu início em 2011 e está inserida na Agenda Ambiental da Universidade.
Seu objetivo é uma melhor estruturação do recolhimento do lixo e a conscientização de todos sobre a importância da educação ambiental. E assim, a progressiva modificação na forma como os resíduos são descartados.
Os primeiros coletores da campanha eram separados pela cor vermelha para o descarte de plástico, amarelo para o metal, azul para papel e cinza para os materiais que não poderiam ser reciclados.
As diferentes lixeiras foram adesivadas e espalhadas por todo o Campus da Universidade gerando um passo maior em direção à sustentabilidade.
E agora, nesse ano, para implementar o projeto, a Coleta Seletiva conta com outra novidade. Para que haja um melhor aproveitamento dos detritos que possam ser reutilizados, as lixeiras coloridas estão sendo substituídas por coletores de apenas duas cores, - verde e cinza -, que tem como objetivo facilitar a diferenciação entre o lixo reciclável e não reciclável e assim gerar um melhor aproveitamento dos detritos junto com a diminuição de possíveis danos à natureza.
Além disso, a iniciativa se concentra no recolhimento dos lixos separadamente. O que está no recipiente cinza deve ser enviado para o compactador de lixo e de lá é transportado para o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica.
Já o processo dos resíduos da lixeira verde (reciclável) é feito de forma diferenciada e consiste na pré-classificação dos materiais até a sua acumulação no Container da Coleta Seletiva e seu posterior envio para a reciclagem na empresa São Lourenço Ambiental.
Para que haja um real avanço é preciso que todos estejam empenhados na mudança. Através de simples gestos, grandes mudanças são feitas. Por isso, simplifique, coopere e recicle. Dessa forma, você já será responsável por um grande passo em direção a um mundo