Estudante
de
Físico-química
Introdução:
Em todas as reações químicas, há absorção ou liberação de calor. Através de um experimento simples de laboratório, baseado na medição da massa e variação de temperatura da vizinhança, podemos determinar se o calor é absorvido ou liberado e em que quantidade. De fato, é possível chegar experimentalmente ao calor liberdado na reação de neutralização de um ácido forte (HCl) com uma base forte (NaOH).
1) As propriedades de uma solução diluída de ácido forte ou base forte são as dos seus íons devido à dissociação e ionização completas.
Hcl(Aquoso) –> H+(aq) + Cl-(aq)
NaOH(Aq) → Na+(aq) + OH-(aq)
2) Na reação entre soluções aquosas de HCl e NaOH os íons Na+ e Cl- entram e saem sem sofrer qualquer tipo de transformação. São, por isso, chamados de íons espectadores. Apenas os íons H + e OH- reagem formando H2O(l). Essa reação é exotérmica.
3) O calor liberado para a vizinhança na reação de 1 mol de ácido forte (ionização total) com 1 mol de base forte (dissociação total) e formação de 1 mol de água; ou seja, reação de 1 mol de H+ com 1 mol de OH- e formação de 1 mol de água é chamado de calor de neutralização.
Métodos e dados:
No experimento em questão, adicionamos 50mL de NaOH em um becher e 25mL de Hcl em outro, e ainda, fizemos uso de mais outro becher contendo água destilada. Levamos os três recipientes ao banho maria e com o auxílio de um termômetro, medimos a temperatura inicial do sistema em questão, que por sua vez, foi equivalente a 25,4oC. Em seguida, despejamos a base em um recipiente com paredes adiabáticas, ou seja, que não realiza troca de calor com o ambiente, e o HCl em um funil de separação. Um termômetro foi devidamente acoplado ao recipiente de forma a permitir a medição da temperatura decorrente da quantidade de calor liberada na reação que ocorrerá dentro da garrafa termica. Assim, o ao abrir a