Estudante
Bacharelado em Administração Pública
I Avaliação de Filosofia e Ética
Professor Adriano Nascimento
Aluno: José Messias Paranhos de Carvalho. Turma: R
1. Que relações podem ser percebidas entre o surgimento da polis (cidade) grega e o nascimento da filosofia? (2,0 pontos)
2. Nas páginas 68-73 do livro-texto de Filosofia e Ética, o autor descreve a alegoria da caverna de Platão. Faça uma relação entre a alegoria da caverna e as formas de alienação contemporâneas, explicitando quais são os instrumentos hoje que são utilizados para manter os homens acorrentados. (2,0 pontos)
3. "Cabe a um filósofo ocupar um posto retirado. Um filósofo é a consciência, culpada, cheia de vergonha, de uma sociedade. Parece-me que o filósofo moderno deve ser um pária, um malsucedido, e seria um péssimo sinal, para ele, ser coberto de glória." (René Garrigues.) (2,0 pontos)
3. a) Explique por que o filósofo deve ocupar um posto retirado, discutindo o conceito de "retirado".
3. b) Por que o filósofo encarna a consciência culpada da sociedade?
3.. c) Em que sentido o fato de ser bem-sucedido é um péssimo sinal para o filósofo?
Boa Prova!
Respostas:
1) A cultura grega já era bastante desenvolvida e deu origem a grandes ideias. Muitos dos princípios da sociedade moderna e o modo como o mundo é visto e pensado hoje foram influenciados pelos gregos.
O crescimento da Polis, aglomerações de gregos com o intuito da comercialização de mercadorias aproximou as famílias e deu início a uma nova dinâmica social. Começaram os primeiros conflitos entre os pensamentos: mítico e o pensamento racional que se delineava dentro da polis. O saber mítico, a partir daquele momento, não deferia a todos os anseios da sociedade grega. Principalmente quando os gregos desenvolvem a sua frota náutica investindo em incursões marítimas por lugares onde o saber mítico denotava como a casa dos deuses e o estanciar de monstros e demônios. Mas nada de fabuloso e