Estudante
Dissacarídeos– são açúcares duplos, representados pelo açúcar mascavado e os adoçantes naturais. São compostos cristalinossolúveis em água e apresentam um sabor doce.
Lactose – açúcar presente no leite, formada pela galactose e glicose.
Maltose – açúcar do malte, encontrada em cevada, utilizada na fabricação de cerveja.
Sacarose – formada por uma molécula de glicose e de frutose. É o mais importante tanto pela quantidade encontrada na natureza, como a sua importância na alimentação humana. É encontrada em todas as plantas que sofrem o processo de fotossíntese.
Polissacarídeos – atuam como reserva de carboidratos ou na morfologia celular. São compostos insolúveis, sem sabor e de alto peso molecular.
Amido – reserva de nutrição de todas as plantas. Encontrada em sementes, tubérculos, rizomas e bulbos. É facilmente hidrolisado e digerido.
Celulose – principal constituinte da parede celular dos vegetais. Não é digerida pelo homem, mas faz parte da dieta humana como fibra dietética.
Glicogénio – sobe a forma na qual a glicose é armazenada no organismo humano.
Conforme Lehninger, os açúcares ou carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na terra. Certos carboidratos (açúcar comum e amido) são a base da nutrição humana. Podemos afirmar que o organismo humano utiliza os carboidratos como energia na forma de açúcar