Estudante
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 considerações finais 8 4 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
É fundamental nos dias atuais para o crescimento de qualquer empresa ter uma boa gestão de projetos, face ao aumento da importância estratégica dada aos projetos nas instituições, visando um resultado de crescimento, seja na criação ou ampliação de um produto ou serviço.
Desde o desenvolvimento de software, a construção de um prédio ou uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão de um novo mercado geográfico, todos são projetos e, desta forma, necessitam de um gerenciamento eficiente e bem elaborado.
Assim, Segundo Possi (2004) gerenciamento de projetos ‘’ é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto para que se possa alcançar o que os interessados no projeto desejam e as expectativas do projeto como um todo’’.
Dentro desta realidade, o Project Management Institute (PMI) que é uma entidade sem fins lucrativos que congrega profissionais que atuam no campo relacionado à Gerência de Projetos. Foi fundado em 1969 nos Estados Unidos e está presente hoje em todos os continentes através de Capítulos Seções Regionais e de Grupos de Interesse Específicos (SIGs). É um fórum de excelência na área de gerência de projetos promovendo seu crescimento, divulgação, educação e valor nas organizações e praticantes, além de manter um programa de Certificação profissional – Project Management Professional – PMP. Com o lançamento do PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), o PMI dá continuidade ao seu esforço de desenvolvimento da profissão de Gerenciamento de Projetos. Em 1987 o PMI produziu a primeira versão do PMBOK®, o qual fornece uma referência básica a nível de conhecimentos e práticas do Gerenciamento de Projetos, constituindo-se