Estudante
Fidalgo, tu és vaidoso, infiel, presunçoso e tirano e além de tudo isto desprezaste os mais necessitados.
Onzeneiro tu és apegado ao dinheiro com se fosse a coisa mais importante de vossa vida, ainda roubaste os pobres com teus juros elevados e tens o coração cheio de ambição e maldade.
Sapateiro, tu foste um grande mentiroso, roubastes o povo e foste um hipócrita, pois apenas fingia ter fé e por isso foste excomungado.
Frade, tu não cumpriste teus votos por completo, quebraste teus votos de castidade e te dedicaste aos prazeres mundanos e por isto foste infiel a Deus.
Alcoviteira, tu foste mentirosa e imoral, ladra e fingida, manipulavas boas moças como bem desejastes e foste hipócrita ajudando os consagrados a Deus a quebrarem o voto sagrado.
Judeu, tu foste corrupto e avarento, fanatico por vossa religião praticando o judaísmo, não respeitastes os dias de jejum e de abstinência e profanastes os locais sagrados.
Corregedor e Procurador, vós fostes corruptos enriquecendo às custas dos outros, presunçosos, desonestos aceitando subornos e não julgastes com imparcialidade. Defesa das personagens:
Fidalgo, deixastes na outra vida, pessoas que rezassem por tu, não ajudaste os mais fracos porque também tu não foste ajudado, fostes infiel, mas, sempre amaste vossa esposa.
Onzeneiro, mesmo carregando esta bolsa de enorme tamanho, leva-a vazia por deixaste teu tão amado dinheiro para trás.
Sapateiro, tu morreste confessado, ouviste bastante missas e devido a exploração que sofreste em vosso trabalho perdeste a vossa fé.
Frade, mesmo traíndo os juramentso feitos a Deus, tu recitava os salmos com grande fervor, sempre atendeste quem necessitava
Alcovitera, tu insitava a prostituição, mas tu nunca tiveste a chance de ser casar e por isso arrumava casamentos para outras moças, morreste como mártir e suportaste tormentos.
Judeu, foste fiel em sua religião até o fim, mesmo que isto te faça ir para o inferno.