estudante
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA APLICADA
CULTURA, UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Maringá
2012
CLAUDINEI SANTOS DE PAULA
IZABEL AKEMI SATO KAJIMURA
MARCIO LUIZ ZARDO
CULTURA, UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Resumo apresentado ao Curso de Gastronomia segundo semestre noturno como requisito para obtenção da nota parcial da disciplina de Antropologia. Orientador: Professor, Enilton Cavalcanti Mattos.
CULTURA
Um conceito antropológico
Autor: Laraia, Roque de Barros
Da natureza da cultura ou
Da cultura à natureza.
Trata da discussão da grande diversidade cultural da espécie humana.
Mesmo antes da aceitação do monogenismo, os homens se preocupavam com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos.
Mesmo antes Cristo, tanto Confúcio ou Heródoto, já se preocupavam com os diferentes modos de viver de cada nação têm um singular costume pelo qual diferem de outras. Também Tácito (55-120), escreveu sobre a austeridade dos casamentos da Alemanha; Marco Pólo, o legendário viajante descreveu sobre os costumes dos tártaros; padre Anchieta (1534-1597), descreve os estranhos comportamentos dos índios Tupinambás e Montaigne (1533-1572) também comentou a antropofagia dos Tupinambás, e não ver nada de diferente no que diz respeito às barbáries por estes cometidos que não seja mais ou menos bárbaros que os demais povos ditos “civilizados” europeus.
Desde a antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, e partir das variações dos ambientes físicos.
Marcus V. Pollio, afirmou que depende das variações de clima e temperatura os povos são mais ou menos inteligentes; Khaldun, filósofo árabe do séc. XIV, tinha a mesma opinião.
E outros tantos pesquisadores afirmaram diferentes conceitos para explicar os comportamentos do homem.
O determinismo biológico.
Os antropólogos estão