Estudante
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
Jéssica Aires
Jéssica Borges
Aguimar Rodrigues
Mudanças físicas e cognitivas provenientes do envelhecimento em um grupo de idosos em um asilo situado na cidade de Santo Amaro - BA.
CACHOEIRA – BA
2013
TEMA
Mudanças físicas e cognitivas provenientes do envelhecimento em um grupo de idosos em um asilo situado na cidade de Santo Amaro - BA.
TÍTULO
Estilo de vida como um fator influenciador nas mudanças físicas e cognitivas na velhice de um grupo de idosos em um asilo situado na cidade de Santo Amaro-BA.
OBJETIVO GERAL
Analisar o envelhecimento do ponto de vista fisiológico nas funções orgânicas e mentais, em decorrência do estilo de vida obtido durante as fases anteriores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Verificar os aspectos do envelhecimento fisiológico e suas alterações nas funções orgânicas.
Identificar os efeitos do envelhecimento no desempenho cognitivo.
Apresentar como o estilo de vida influenciou nos aspectos físico e cognitivo na velhice.
METODOLOGIA
A pesquisa realizada caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, a qual possui a entrevista e a observação como principais instrumentos para a coleta de dados e tem como foco a interpretação sobre as realidades sociais. A pesquisa qualitativa de acordo com GIL (2002), exige o envolvimento ativo do pesquisador e a ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos.Os instrumentos utilizados para a realização dessa pesquisa foram a observação e a entrevista estruturada.
A observação foi usada como um dos principais instrumentos de coleta de dados e ela é considerada uma técnica em que “os fatos são percebidos diretamente, sem qualquer intermediação.”(GIL,: 2007.p.110). Através da observação podemos compreender melhor as mudanças ocorridas na velhice e captar características dessa fase que muitas vezes não se manifestam na entrevista.
Outro instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista