SIP Funcionamento e Precisões
1. SIP (Session Initiation Protocol)
Podese dizer que SIP tratase de um protocolo de controle referente à camada de aplicações do Modelo de Referência OSI (Open System Interconnection), que é usado para iniciar, modificar ou terminar sessões ou chamadas multimídia entre usuários. Dentre suas funcionalidades temse a localização de usuários, o estabelecimento de chamadas, o suporte a unicast ou multicast, administração na participação de chamadas (transferências, conferência, entre outros) e possibilidade de participação de um usuário em terminal H.323, via gateway. É um protocolo clienteservidor similar ao HTML no tocante à sintaxe e semântica das estruturas empregadas, com campos explicitamente descritos.
Esta solução de videoconferência, estabelece, modifica e termina sessões multimídia e/ou ligações. Estas sessões podem ser conferências multimídia, aulas pela Internet, telefonia sobre Internet, entre outras. O protocolo SIP é baseado no HTTP e, assim como este, suporta o transporte de qualquer tipo de carga em seus pacotes, pelo uso de Mime
Types (Multipurpose Internet Mail Extensions). Por utilizar uma arquitetura cliente/servidor, suas operações envolvem apenas métodos de requisição e respostas, como observado também no HTTP e no RTSP.
Como mencionado anteriormente, o fato do SIP tratarse de um protocolo cliente servidor (o cliente realiza chamadas que são atendidas pelo servidor), em alguns casos, uma chamada pode envolver diversos servidores e clientes. Um protocolo como o SIP, deve oferecer funções básicas como:
•
Conversão de nomes e localização de usuários:
Envolve o mapeamento entre nomes de diferentes tipos de abstração, tais como nomes de um domínio e o nome de um usuário em servidor
Internet, isto é necessário para que um determinado usuário, que possui um nome qualquer, possa ser convertido em um