estudante
Iluminismo é um período artístico da nata dos pensadores europeus (cerca de 1750 DC). O pensamento iluminista é respeitado até hoje, no mundo todo. Os pensadores são venerados, pois buscavam a sabedoria. Eram homens e mulheres da aristocracia. Usavam perucas, como era moda na época, e reuniam- se em bibliotecas. Trocavam informações históricas, resumiam livros de Era Dourada. Criticavam os reis e nobres, filosofando de forma simples. Resumiam peças de teatro de quem quer que fosse. Positivavam os direitos revolucionários (absolutamente negados) . Revolucionavam as práticas renascentistas com seus caracteres. Filosofavam sobre tudo. Existem bons filmes a respeito. Combatiam os déspotas verdadeiros. Dividiam opiniões e histórias. Quem era o iluminista? Um homem importante com diálogos belos como flores. Umas mulheres livres. Antropólogos franceses. Historiadores alemães respondendo as suas questões. Místicos italianos da Filosofia.
Também conhecido como "Esclarecimento", foi importante porque trouxe para todos o conhecimento da razão e da ciência. A partir de então surgiram o e outros. Vale a pena você se aprofundar mais nessa época, porque tudo que vemos hoje são frutos dos capitalismo, a sociedade moderna e tudo que vemos ao nosso redor, principalmente tudo que diz respeito a nossa cultura, política, economia e tudo mais. É por causa do Iluminismo que sabemos porque as coisas são de forma cientificamente comprovadas e explicadas, e não porque uma forca divina a fez e ponto final, como era pensado antigamente. Os principais filósofos foram Locke, Voltaire, Montesquieu pensamentos dessa geração.
O precursor desse movimento foi o matemático francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo. Em sua obra “Discurso do método”, ele recomenda, para se chegar à verdade, que se duvide de tudo, mesmo das coisas aparentemente verdadeiras. A partir da dúvida racional pode-se alcançar a compreensão do mundo, e mesmo de Deus.