ESTUDANTE
O presente trabalho está integrado na disciplina de Materiais de Construção I do 3º ano do Curso de Engenharia Civil, lecionada na Faculdade de Ensino Superior de Passos. Este relatório tem por objetivo a análise granulométrica da areia proviniente do Rio Grande.
Os processos de ensaio foram conduzidos tendo como base os ensaios laboratoriais efetuados no dia 21 de Março de 2014 pelo professor Ivan Franclink Junior.
2. Objetivo
Esse método tem como objetivo realizar a análise granulométrica da areia procecessada por peneiramento para verificar se essa areia pode vir a ser agregado miúdo.
3. Lista dos Materiais
Bandejas metálicas;
Peneiras de 6,3 ; 4,2 ; 2,4 ; 1,2 ; 0,6 ; 0,3 e 0,15 mm;
Balanças com precisão de 1g.
4. Método
4.1 Peneiração
Depois de conhecer a massa inicial da amostra o material foi despejado na coluna de peneiras. Esta coluna é constituída por peneiras encaixadas, e dispostas de cima para baixo por ordem decrescente da dimensão das aberturas, com fundo e tampa.
Neste experimento foram utilizadas as peneiras: 6,3 mm, 4,2 mm, 2,4 mm, 1,2 mm, 0,6 mm, 0,3 mm e 0,15 mm.
A coluna da areia foi agitada sendo depois retirados os peneiros um a um, começando pelo de maior abertura e agitando manualmente, garantindo que não existisse perda de material.
Todo o material que passou através de cada peneira foi transferido para a peneira seguinte antes de continuar a peneiração.
4.2 Pesagem
O material retido na peneira com maior abertura, 6,3 mm, foi pesado e a sua massa registada foi de 6,6g. A mesma operação foi efetuada para a peneira imediatamente inferior, 4,2 mm, e a massa do material retido registada foi de 3,3g.
Esta operação foi repetida para todas as peneiras da coluna de modo a obter as diferentes frações dos materiais retidos.
O material retido no fundo foi pesado e a sua massa registada foi de 7,9 g.
5. Resultados
Com esses valores,