estudante
Porcentagem de idosos na população brasileira de 1940 a 2000 e previsão para 2025.
Estatuto do idoso
Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.
O Estatuto do Idoso tem como objetivo promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos uma vez que essa parcela da população brasileira se encontra desprotegida, apesar de as estatísticas indicarem a importância de políticas públicas devido ao grande número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil.
Entre os principais conquistas do Estatuto, estão: atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais e repartições públicas; transporte gratuito publico; nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
A Reforma da previdência social
É um serviço do governo federal que garante ao trabalhado um seguro contra doenças e também a uma aposentadoria. Para tais direitos, o empregado e o empregador pagam impostos mensalmente.
A previdência social, para resolver o problema causado com o grande número de idosos, está passando por uma remodelação estrutural desde 2003: idade mínima de aposentadoria para homens: 60 anos e 35 de contribuição (pagamento de impostos); idade mínima de aposentadoria para mulheres: 55 anos e 30 de contribuição; limite de 10 salários-mínimos para cada aposentado.
O Brasil envelhece
O grande número de idosos traz grandes problemas, como aposentadorias e doenças próprias da terceira idade. Isto tem como consequência altos