Estudante
A palavra flora é também utilizada para designar as obras que descrevem as espécies vegetais que ocorrem em determinado território ou região.
Espécies Endêmicas
Espécies cuja ocorrência restringe-se à uma única área geográfica ou, ainda, a um único ecossistema.
Espécies endêmicas, segundo a Biologia, são seres, sejam eles animais ou plantas, que por características básicas não são encontrados em qualquer outro ambiente natural que não aquele de onde é originário. Ou seja: aquele ser que é considerado típico de uma determinada região, sem ser encontrado em qualquer outra, mesmo que semelhante.
Corredores Ecológicos
Corredor ecológico ou corredor de biodiversidade é uma faixa de vegetação que liga fragmentos florestais ou unidades de conservação separadas pela atividade humana. O principal objetivo desses corredores é possibilitar o deslocamento da fauna entre as áreas isoladas e garantir a troca genética entre as espécies.
Assim, essas faixas de vegetação permitem que animais que seriam naturalmente isolados devido ao desmatamento possam passar de um fragmento florestal para o outro. Esse trânsito permite a dispersão de espécies e a recolonizarão de áreas degradadas, conciliando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.
VOCÊ SABIA?
A floresta Amazônica é a região com maior biodiversidade de todos os continentes: comporta metade das espécies de aves hoje conhecidas (cerca de 1.622 espécies), possui a maior diversidade de insetos (10 a 15 milhões), répteis (468 espécies) e anfíbios (517 espécies).
Na floresta amazônica são mais de 524 espécies de mamíferos, com destaque para as 30 espécies de macacos endêmicas da mata amazônica.