Estudante
Este artigo foi elaborado para descrever e esclarecer as mudanças em todos os âmbitos da administração da produção, desde os ambiente de serviço até o chão das fabricas, com a preocupação constante da gestão de operações em melhorar todo desempenho produtivo, neste artigo estão expostos os métodos que foram desenvolvidos para buscar toda a eficiência e também potencialidade de cada método.
Os primórdios da administração e da industrial nacional.
Há cerca de um século (1913) surgia a administração de empresas seguindo as ideologias (que já vinham sendo aplicadas) de F.W. Taylor, Henry Ford e seguindo os conselhos preciosos de Adam Smith.
No mesmo período o Brasil instalou suas primeiras indústrias (bem simples e de pequeno porte, se comparadas com as americanas) No período que compreende as duas grandes guerras mundiais a indústria nacional precisou começar a fabricar produtos de diferentes segmentos já que os fornecedores habituais não puderam manter o fornecimento .Mesmo sem o conhecimento das recém criadas doutrinas citadas acima, os encarregados nas pequenas fabricas nacionais procuravam desenvolver a produção da melhor maneira possível.Com exceção as multinacionais e poucas empresas nacionais conheciam e utilizavam os conceitos de administração de Ford e Taylor, a grande maioria era rudimentar demais para absorver uma produção tão técnica e elaborada, mesmo assim as pequenas industrias conseguiam se desenvolver a sua própria maneira.
As primeiras faculdades de administração no país surgiram na década de 1950, época em que a sociedade empresarial começou a identificar a necessidade de modelos administrativos mais eficientes e complexos, nesta mesma época o país começou a instalar as primeiras indústrias de automóvel. Entre 1957 e 1973 o país deu um grande salto na tecnologia, houve um grande aumento no desenvolvimento econômico. Em todo o mundo ocidental esse período foi de grande prosperidade. A partir dai