estudante
Diodos de sintonia, diodos de capacitância variável, varicaps ou qualquer que seja o nome dado a este componente, sua aplicação em eletrônica é extremamente importante nos nossos dias. Com a possibilidade de se substituir o pesado e caro capacitor variável por um dispositivo semicondutor que pode ser controlado diretamente por circuitos externos, a sintonia de receptores, transmissores e osciladores torna-se muito mais simples. Neste artigo, veremos, de maneira bastante didática, como funcionam os Varicaps, mostrando alguns tipos comerciais de exemplo e até os circuitos em que eles são usados.
1. RS – 232
É um protocolo de comunicação serie regulamentada pela EIA - ElectronicIndustries
Association,que ocorre entre alguns equipamentos como computadores e periféricos. Sua criação é datada em 1962. A sigla RS significa Recommended Standard, ou seja, Padrão
Recomendado. O RS-232 permite somente um transmissor e um receptor conectados simultaneamente. É caracterizado por possuir uma baixa taxa de transferência e ser utilizado atualmente na indústria como comunicação entre autômatos, e programação de PLC, em programação de centrais telefônicas e outras utilização. Não é utilizado em grandes distancias pois, possui perdas e é suscetível a ruídos.
Esta comunicação esta em desuso nos computadores atuais devido à substituição pelos cabos USB, mas é largamente utilizada na indústria.
Figura – RS-232 fêmea
Para a conexão segue a tabela de especificação da EIA
Pino Nome Descrição
1 CD – Carrier Detect Confirma a ligação
2 Rx ou RD – Receiver Data Pino de recepção de dados
3 Tx ou Td – Transmit Data Pino de Transmissão de dados
4 DTR – Data terminal Ready Periférico pronto para iniciar a transmissão
5 SG – Signal Ground Terra
6 DSR – Data Set Ready PC Pronto para iniciar comunicação
7 RST – Ready to Send Flow Control - controle de trafego
8 CTS – Clear to Send Flow Control - controle de trafego
9 RI – Ring Indicator Indicador de sinal de