Estudante
Todo reagente vencido deve ser descartado, assim como toda vidraria quebrada. O descarte deverá ser feito segundo os critérios abaixo:
Os materiais identificados e pouco impactantes podem ser dispostos no lixo (sólido) ou na rede de esgoto (soluções), desde que em pequenas quantidades, baixas concentrações, baixas toxicidades e atendendo aos limites estabelecidos pelas legislações ambientais. Dessa forma, podem ser descartadas substâncias formadas pela combinação dos seguintes íons representados no Quadro.
Cátions
Ânions
H+, Na+ ,K+, Mg2+, Ca2+ ,Fe2+ ,Fe3+ ,Li+ , Sn2+ ,
BO33- ,B4O72- , Br- , CO32- , HCO3- , Cl -, HSO3- ,
Sr2+, Ti2+ e NH4 +
OH -, I- , NO3- ,PO43- , SO42- e CH3COO-.
No caso desses íons formarem ácidos e bases, há necessidade de, antes do descarte, ajustar o pH das soluções para uma faixa entre 6,0 e 8,0.
Algumas substâncias orgânicas, desde que em pequenas quantidades, com até 4 átomos de carbono e diluídos em água a 10% ou menos, também podem ser descartadas em lixo comum ou pia. Cita-se entre elas os alcoóis, cetonas, aminas, aldeídos, éteres, nitrilas, ésteres e ácidos, além de açúcares como dextrose, frutose, glicose e sacarose. Em todos esses casos, impõe-se a necessidade de se drenar grande volume de água de lavagem.
Existem materiais ou substâncias que as restrições para lançamento são mais limitativas pelo elevado caráter tóxico, e outras que não podem ser lançados na rede de esgoto, entre os quais citamos como exemplo:
- Solventes inflamáveis: acetona, benzeno, éter etílico, tolueno, xileno e acetonitrila;
- Solventes halogenados: clorofórmio, tetracloreto de