estudante
Tenha em mente que, num ensaio, apesar da introdução ser a primeira coisa que se lê, é geralmente a última a ser escrita; isto porque só depois da redação final é possível ter uma visão de conjunto do ensaio.
O ensaio deve ser estruturado de acordo com as seguintes nove regras:
1. Formule o problema
2. Diga qual o objetivo do ensaio
3. Mostre a importância do problema
4. Identifique as principais teses concorrentes
5. Apresente a tese que quer defender
6. Apresente os argumentos a favor dessa proposição
7. Apresente as principais objeções ao que acabou de ser defendido
8. Responda às objeções
9. Tire as suas conclusões
Formule o problema. Deve começar pelo problema. Mas, muitas vezes, não basta formular o mais claramente possível o problema para as coisas ficarem completamente claras e não haver margem para dúvidas ou ambiguidades. Se, por exemplo, se pergunta se os animais têm direitos, é preciso dizer exactamente que direitos tem em mente e dar exemplos concretos; deve igualmente deixar bem claro se está a referir-se a todos os animais — incluindo os piolhos e as baratas — ou só a alguns.
Diga qual o objetivo do ensaio. Um ensaio pode ter diferentes objetivos. Se o seu objetivo é oferecer razões para acreditar numa determinada tese, então deve dizer que é isso o que vai procurar fazer. Um erro frequente, ao escrever um ensaio, é não saber exatamente qual o objetivo que se tem em mente, ao fazê-lo; se não sabemos onde queremos chegar, dificilmente saberemos que caminho escolher. O resultado disto é, frequentemente, um ensaio repleto de afirmações vagas e inadequadamente defendidas. Um objetivo claramente definido é mais do que meio caminho andado