O conceito de espaço rural em questão Marta Inez Medeiros Marques
INSTITUTO DE GEO-CIENCIAS
CURSO DE TURISMO
TURISMO RURAL
IACY PISSOLTO SILVERA
11/03/08
O conceito de espaço rural em questão
Marta Inez Medeiros Marques
Com um texto denso e complexo a autora inicia a discussão a partir dos conceitos de rural e urbano. Estes conceitos são diferentes de acordo com uma abordagem de oposição desses dois espaços ou de continuidade, porém nenhuma idéia nem a outra conseguem limitar ou explicitar as características de cada espaço.
A ruralidade e a urbanidade não se limitam apenas à localização e a naturalidade ou não da paisagem em questão, esses conceitos envolvem relações e modos de vida distintos e característicos de cada espaço. Por isso a dificuldade de se delimitar o que é rural e o que é urbano, já que a ruralidade mantêm-se em algumas relações mesmo no urbano e a urbanidade vem chegando às relações do campo.
A partir de um pequeno apanhado histórico das relações de consumo e vida , a autora apresenta a idéia de que as relações do homem com o campo e do homem com a cidade, estão diretamente ligadas aos processos sociais concretos de alienação, separação, exterioridade e abstração de modo crítico.
“... os significados e imagens projetados nestes espaços decorrem dos processos sociais concretos nos quais estamos imersos.”
Considerando as três grandes eras propostas por Lefébvre, a autora apresenta a idéia de que as sociedades respectivamente agrária, industrial e urbana, geraram relações de ocupação e consumo, que também se deram com os espaços, a cidade e o campo, assim nas sociedades agrárias as cidades eram centros administrativos dominados e delimitados pelo campo que era o lugar de produção por excelência, enquanto a cidade, consumidora.
Com a industrialização das sociedades, a idéia de riqueza absorve outros valores além da terra, como o trabalho e a troca e nesse processo a sociedade inteira tende-se a tornar-se urbana. A sociedade urbana invade o campo e