Turismo rural acolhida na colonia
João Luiz van Ham Mello
Universidade Federal de Minas Gerais
Resumo:
Este artigo objetiva apresentar o agro turismo como forma de conter o êxodo rural, a partir do caso “Acolhida na Colônia” reportado pelo programa “Os Brasileiros” da Rede Globo em 2009. Esta análise inicia-se pela contextualização breve do êxodo rural no Brasil e a conceituação de agro turismo a fim de se entender o turismo como um fator limitante ao movimento campo - cidade, concluindo-se que este se trata de um efetivo estímulo ao desenvolvimento rural e, portanto, motivo de permanência das famílias tradicionalmente rurais em seus espaços de pertencimento.
Palavras-chave: Agro turismo; Êxodo rural; Acolhida na colônia.
*Graduando em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: joaovanham@hotmail.com
Metodologia
Para compor este estudo pretendeu-se através de levantamento de dados secundários, identificar os conceitos de agro turismo e a atual situação do espaço rural brasileiro no que diz respeito ao êxodo destas populações. Após a identificação dos conceitos, analisou-se o caso específico da Associação “Acolhida na fazenda”, apresentada pelo programa televisivo “Brasileiros” no ano de 2009 pela Rede Globo de Televisão que, abordou o assunto de forma a demonstrar como o Projeto “Acolhida na fazenda” foi criado e desenvolvido, levando em consideração os aspectos essenciais para este estudo de caso.
Pretende-se, portanto, a partir do caso descrito, fazer uma análise de como a atividade turística na localidade contribuiu para o estimulo e permanência dos moradores a desenvolver suas propriedades a partir de uma nova perspectiva, o agro turismo.
Introdução
Desde a década de 1970, formas alternativas de desenvolvimento social e econômico têm sido pautadas por diversas conferências e discussões em todo o mundo, a fim de satisfazer as preocupações com o meio ambiente e os modos