Estudante
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
DISCIPLINA: GEOGRAFIA URBANA
PROFESSOR: MARCIO PIÑON
ALUNOS: FELIPE MENDES DE SOUZA; FELIPE DUARTE VILLA NOVA.
Relatório de Campo
O desenvolvimento urbano na Cidade do Rio de Janeiro Introdução:
Este relatório discorrerá sobre uma experiência de campo no centro da cidade do Rio de Janeiro, ocorrida no dia 30 de novembro de 2013, pela disciplina Geografia Urbana. Onde o objetivo foi observar e discutir diferentes processos presentes naquele espaço, que se apresentam como janelas do espaço-tempo, nos dando pistas de como se deu a gênese daquela cidade.
Partimos da praça XV de novembro com o intuito de nos orientar sobre o ponto de origem da urbanização na cidade do Rio de Janeiro delimitada por um quadrilátero formado pelos morros do Castelo, Santo Antônio, São Bento e Conceição alguns deles demolidos integralmente outros parcialmente outros figurando até hoje em nossa paisagem.
Metodologia:
Utilizamos conhecimentos de base histórica e os conceitos forma, função, estrutura, processo e totalidade, categorizados por Milton Santos como ferramentas para a identificação, a compreensão e a análise geográfica do espaço.
Com auxílio de dois mapas, o primeiro de um mapa da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (atual centro da cidade do Rio de Janeiro) no ano de 1837. Neste observam-se locais já extintos como o Morro do Castelo, Morro de Santo Antônio, Ponta do Calabouço, Praia de Santa Luzia e outros. Também estavam registrados os antigos logradouros da cidade. O segundo tratava-se de um mapa atual do centro da cidade do Rio de Janeiro e outras áreas agregadas. Aqui nota-se a densa urbanização que se instalou nas cidades e nos seus entornos. Novas estruturas e funções são criadas ou transferidas; a cidade se expande para o interior via urbanização e para a Baía de Guanabara via aterros. Fizemos uma caminhada pela cidade passando pelos pontos: Paço Imperial, Morro do