Variados
Introdução
A embriologia estuda o conjunto de transformações que se processam num organismo em desenvolvimento, desde a formação da célula-ovo ou zigoto até o nascimento.
Os óvulos podem ser classificados conforme o teor e a distribuição do vitelo, a substância nutritiva utilizada pelo embrião durante seu desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO: O zigoto dos organismos multicelulares divide-se seguidamente por mitose e origina o embrião.A medida que as mitoses vão-se sucedendo,grupos de células especializam-se para o desempenho das variadas funções que o corpo terá que realizar.Nos vertebrados,por exemplo,logo no inicio do desenvolvimento um grupo de células forma um tubo,que originará o sistema nervoso do animal.
O tipo de desenvolvimento embrionário varia entre as espécies e depende muito do tipo de ovo que o organismo produz.
: Os ovos dos animais são classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo em seu citoplasma.Eles podem ser oligolécitos,heterolécitos,telolécitos e centrolécitos.
OVO OLIGOLÉCITO: Ovos oligolécitos possuem relativamente pouco vitelo.Quase sempre,porem,existe um ligeiro acumulo de vitelo em um dos pólos,Que recebe o nome de pólo vegetativo.O pólo oposto,com menos vitelo e que contem o núcleo,é denominado pólo animal.Possuem esse tipo de ovo os anfioxos,os equinodermos e os mamíferos.
OVO HETEROLÉCITO: Ovos heterolécitos apresentam quantidade relativamente grande de vitelo.O pólo vegetativo apresenta alta densidade de grãos de vitelo, e isso faz com que o núcleo desloque-se para o pólo animal.Esse tipo de ovo está presente em molusculos, anelídeos, alguns peixes e anfíbios.
OVO TELOLÉCITO: Ovos telolécitos apresentam enorme quantidade de vitelo, o que faz as estruturas citoplasmáticas e o núcleo ficarem completamente deslocados e isolados no pólo animal.É um tipo de ovo característico de certos peixes, répteis e aves.
OVO