Epidemiologia
Epidemiologia é o estudo da distribuição das doenças na população e os fatores que influenciam ou determinam estas distribuições. Segundo Macmahon, a epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes da frequência de doenças no homem. A premissa fundamental da epidemiologia é que doença, moléstia, e ausência de saúde não são distribuídas ao acaso na população. Mais exatamente, cada um de nós possui certas características que predispõem ou protegem contra uma variedade de diferentes doenças.
Uma definição mais ampla da epidemiologia tem sido largamente aceita, definindo-a como “o estudo da distribuição e determinantes de estados relacionados com a saúde ou eventos em populações específicas e a aplicação desse estudo para o controle dos problemas de saúde”.
A epidemiologia tem como objetivo primeiro, identificar a etiologia ou causa da doença e os fatores de riscos relevantes – isto é, fatores que aumentam o risco da doença para a pessoa. O maior objetivo é intervir pra reduzir a morbidade e a mortalidade das doenças.
Outras atividades importantes da epidemiologia é determinar a extensão da doença encontrada na comunidade. Esta é a questão crítica para o planejamento de serviços e instalações de saúde e para o treinamento de futuros agentes que trabalharão nesta área. Estudar a história natural e os prognósticos da doença, tendo que, certas doenças são mais graves que outras; algumas podem ser rapidamente letais, enquanto outras podem apresentar maior tempo de sobrevivência. Outras podem não ser fatais. Com isto, pode-se desenvolver novos modelos de intervenção através de tratamento ou abordagens preventivas.
Proporcionar bases para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas a problemas ambientais, genéticos e de outras naturezas no que diz respeito à prevenção e promoção da saúde também está inserido nas atividades da epidemiologia. Sendo assim, o conhecimento desta ferramenta, nos oferece meios para conhecer o estado de