Estudante
O aumento da acidez da água de rios e lagos pode causar a morte de grandes populações de peixes. Essa acidificação pode ser consequência do despejo direto de resíduos industriais na água ou por conta de chuva ácida. Para entendermos a influência da acidez na água iremos estudar o equilíbrio que envolve sistemas químicos que afetam a sua acidez, mas antes vamos estudar como os químicos classificam substâncias como ácidas e veremos também outros grupos de substâncias que estão presentes na água e que afetam significativamente suas propriedades.
Que materiais ácidos você conhece? Como podemos identificar se uma substância é ácida?
Um dos sérios problemas de poluição aquática está relacionado ao desequilíbrio das concentrações de espécies químicas presentes na água. Diversos fatores podem provocar diferentes desequilíbrios, entre os quais a chuva ácida, que provoca a acidez da água.
ÁCIDOS E BASES
A palavra ácido vem do latim acidus e significa “azedo” ou “picante”. Em geral, as soluções aquosas das substâncias classificadas como ácidas apresentam as seguintes propriedades químicas: reagem com certos metais (ferro, zinco etc), liberando hidrogênio (H2); reagem com bicarbonatos e carbonatos, liberando gás carbônico (CO2); neutralizam soluções básicas, possuem sabor azedo ou picante e produzem intensa salivação. Ácido é toda substância que em presença de água se ioniza, originando como um dos íons o cátion H+.
A palavra álcali tem origem árabe e significa “cinzas vegetais”. A partir do séc. XVI essas substâncias passaram a ser também denominadas bases, que é atualmente o nome mais difundido. As soluções aquosas de bases apresentam, geralmente, sensação escorregadia ao tato (cuidado: essas substâncias são corrosivas), sabor adstringente ou amargo, semelhante ao sabão, às frutas verdes e neutralizam ácidos.Base é toda substância que em presença de água sofre dissociação iônica, originando o ânion OH-