Estudante
Trabalho Materiais e Patologias I
Rochas: Síntese
Trabalho elaborado por:
• Pedro Figueiredo Tavares da Silva.
Uma rocha pode ser definida como a agregação sólida e estável, que ocorre de forma natural, de, ou entre, um ou mais minerais. Todas as rochas são combinações de minerais, e elas têm sido usadas pelo Homem ao longo da História, desde o início da
Idade da Pedra, para o fabrico de ferramentas, até ao seu continuado uso em partes essenciais à civilização humana.
Por serem as rochas compostas por minerais, o estudo destes últimos revela-se imprescindível para a identificação de cada rocha:
Um mineral é uma substância sólida, ocorrente de forma natural, inorgânica, com uma composição química especifica e com uma estrutura interna ordenada, denominada de cristalina. Há algumas exceções a esta definição, como é o caso do petróleo e do âmbar, que são considerados minerais sem serem substâncias inorgânicas nem possuírem composição química específica.
As rochas podem ser identificadas pelo tipo de mineral que as integra:
Minerais essenciais, o mineral ou grupo de minerais que caracteriza um tipo de rocha, e que compõe cerca de mais de 90% da sua constituição; minerais acessórios, que revelam condições especiais de cristalização e/ou aparecem na rocha depois de sua formação, ou seja, são formados da alteração de outros minerais, não predominando na sua constituição (menos de 7%) e, por isso, não são considerados na classificação de uma rocha.
Os cristais são identificados com base: nas sua composição química; nas suas propriedades morfológicas, isto é, nos elementos de simetria que compõem a sua estrutura, existindo reunidos em seis grupos, denominados sistemas cristalinos; nas suas propriedades físicas, como a dureza, o traço, a clivagem, a fratura, a tenacidade, a flexibilidade, e a densidade; nas suas propriedades óticas, como o brilho e a cor e