ISTRUMENTOS BÁSICOS PARA A NAVEGAÇÃO ESTIMADA
9250 palavras
37 páginas
ISTRUMENTOS BÁSICOS PARA A NAVEGAÇÃO ESTIMADAPor Jocelito Barros, Esteio-RS
Como visto, o voo visual - VFR (Visual Flight Rules) normalmente utiliza a Navegação Estimada em conjunto com a Navegação Visual (o que é aconselhado). Isto porque na Navegação por Estimada, a direção e a distância, assim como o tempo de voo necessário para percorrê-la, em função da velocidade da aeronave (pois não existe voo sem velocidade), são calculados matematicamente, sendo que estes dados, pré-determinados (na carta - WAC) são aplicados e verificados (em voo) a partir das referências visuais (NAVEGAÇÃO VISUAL – por Contato ou de Praticagem) verificadas no solo, bem como das informações obtidas do RELÓGIO, BÚSSOLA e VELOCÍMETRO do avião.
Especial atenção, portanto, deve ser dada às condições meteorológicas, pois o voo visual será totalmente incompatível quando estas forem adversas. Razão pela qual os voos VFR são sempre conduzidos na condição VMC (Condições Meteorológicas de Voo Visual), ou seja, mantidos sempre fora de nuvens e com boa visibilidade, de modo que as nuvens abaixo do seu nível de voo não obstruam mais da metade da sua área de visão.
O voo do avião e o funcionamento do motor e dos sistemas são controlados através de instrumentos, classificados, de acordo com a respectiva finalidade, em quatro grupos básicos. São eles:
INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO: Orientam o voo numa determinada trajetória, como é o caso, da Bússola, Termômetro de Ar Externo¹, Cronômetro, Horizonte Artificial, Giro Direcional, Indicador de Curva, Inclinômetro, ADI e HSI.
INSTRUMENTOS DE VOO: Indicam as variáveis que afetam o voo do avião. Ou seja, estão estritamente relacionados aos fatores fundamentais que possibilitam o voo de uma aeronave: velocidade, altitude, razão de subida e de descida. É o caso do Velocímetro - Machímetro², Altímetro e Climb.
INSTRUMENTOS DO MOTOR: Indicam as condições de funcionamento do motor. São eles: Termômetro de Cabeça de Cilindro, Termômetro do Óleo,