estudante
Secretaria de Estado de Educação
Escola Elvira Ferreira Gomes
Curso de Ensino Médio
Cleuciano 10, Maycon 31.
Tipos de Movimentos.
Marechal Thaumaturgo – Acre
2013
Cleuciano 10, Maycon 31.
Tipos de Movimentos
Marechal Thaumaturgo – Acre
2013
Tipos de movimentos
Algumas funçôes do sistema nervoso se relacionam aos movimentos. Podem-se classificar os movimentos em três grandes grupos: voluntário, reflexo e automático.
Movimento voluntário
O movimento voluntário depende de nossa vontade. Neste ato supôe-se que houve uma intenção, um desejo ou uma necessidade e finalmente o desenvolvimento. No movimento voluntário, há primeiramente uma representação mental e global do movimento, uma intenção, um desejo ou uma necessidade e, por ultimo, a excução do movimento propriamente dito.
Movimento reflexo O movimento reflexo é independente de nossa vontade e normalmente só depois de executado é que tomamos conhecimento dele. O estímulo é captado pelos receptores sensoriais do organismo e levado ao sistema nervoso. Pavlov dividiu os reflexos em Inatos e adquiridos:
Inatos
São independentes da aprendizagem e são determinados pela bagagem biológica.
Adquiridos
São reflexos apredidos ou condicionados. O reflexo adquirido é muito utilizado e desenvolvido em esportes e outras práticas corporais.
Movimento automático
O movimento automático depende da aprendizagem, da história de vida e de experiências próprias de cada um.
Os automatismos tanto podem ser mentais quanto motores e até sociais como, por exemplo, a cortesia, o cavalheirismo, a cooperação, etc.
Normalmente o movimento se inicia de forma voluntária e, uma vez iniciado, pode-se interrompê-lo a qualquer momento, de acordo com a vontade.
Oliveira afirma que a vontade do educando é essencial para se educar ou reeducar, sem esta