Alimentação de Bovinos de Leite
Os animais para sua manutenção, crescimento, produção e reprodução necessitam obter matéria orgânica do ambiente.
O balanceamento de dietas para os animais domésticos depende das suas exigências nutricionais e da composição dos alimentos.
Os nutrientes irão atender às exigências dos animais em crescimento, manutenção e produção, tanto direta como indiretamente. A elaboração dos produtos também requer energia que é obtida da queima dos carboidratos, proteínas e lipídios.
O desempenho dos animais segue a lei do mínimo, isto é, vai depender do nutriente que estiver em menor quantidade em relação a sua exigência.
ÁGUA
Essencial para o gado leiteiro: pois este perde líquido no corpo na saliva, urina, fezes, leite, suor e evaporação da superfície do corpo e na respiração.
Diminuindo o consumo de água, diminui o consumo de alimentos e a produção de leite. As vacas sofrem da falta de água mais rapidamente do que qualquer outro alimento.
Uma vaca toma normalmente 40 a 60 litros de água por dia e, dependendo da temperatura e produção do leite, isso pode dobrar. Ex: vaca de 500kg – produzindo 20L de leite/dia – temp 17/27ºC – Consome: 80L de água/dia.
Bezerras (nos primeiros 21 dias) consomem 1 a 1,5 litros de água.
Disponibilizando sempre água fresca à vontade, as bezerras aumentarão o consumo de alimentos secos, logo o ganho de peso e as vacas produzirão mais leite.
ENERGIA
É aquele requerido em maiores quantidades, depois da água.
Obtida a partir da quebra de carboidratos, lipídios e proteínas.
Os carboidratos = 65% a 75% da matéria seca dos alimentos e são divididos em: Fibra Bruta (FB = hemicelulose, celulose e lignina) e Extrativos Não-Nitrogenados (ENN = açúcares e amido).
O custo de produção e aquisição da energia é muito maior do que o de todos os outros nutrientes juntos.
Para compreendermos os sistemas de valorar a energia desses animais, devemos entender que somente uma parte da Energia Bruta (EB)