Comportamento dos Bovinos de Leite
Campus Aproximado de Campos Novos
Curso: AGRONOMIA
Disciplina: ZOOLOGIA AGRÍCOLA
MAICON PAULO STELLA
MARCIANO RODE
WILIAN TORRI
COMPORTAMENTO
DOS BOVINOS DE LEITE
Campos Novos
2010
INTRODUÇÂO
Nos últimos anos, a exemplo do que aconteceu com a maioria das atividades da agropecuária catarinense, o setor leiteiro passou a ser fortemente influenciado pelo contexto nacional e internacional, caracterizado por forte concorrência e, conseqüentemente, pela necessidade de busca constante de competitividade pelos diferentes elos da cadeia produtiva.
A constante transformação que tem ocorrido na pecuária é a intensificação do uso de técnicas diferenciadas e inovadoras o que vem tornando essa atividade uma atividade mais eficiente e competitiva e intimamente ligada ao comportamento dos animais.
A etologia é dentro da área de veterinária a ciência que estuda o comportamento dos animais em resposta ao ambiente em que vive, procurando determinar o repertório normal do comportamento, avaliar a respostas dos animais ao estresse provocado pela intensificação dos sistemas de produção e fornecer subsídios para o desenvolvimento de sistemas de produção que atendam as crescentes demandas por conforto e bem estar do animal.
O presente trabalho tem por objetivo conhecer o comportamento dos bovinos de leite, analisar como os animais se comportam desde seu nascimento até sua idade adulta, buscando relacionar esse comportamento com o manejo do rebanho.
O COMPORTAMENTO SOCIAL DOS BOVINOS DE LEITE
Os bovinos de leite são animais sociais e apresentam uma série de padrões de comportamento. Esse comportamento pode ser fortemente influenciado pelo tipo de manejo adotado pelo produtor. Esses animais possuem habito gregário, ou seja, necessitam viver em grupo para evitar estresse, fato esse que trás uma série de vantagens adaptativas, como