estudante
CAMPUS SÃO LUÍS
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA
CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA BACHARELADO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE QUÍMICA
RELATÓRIO DAS AULAS PRÁTICAS
São Luís – MA
2013
AULA 01
INTRODUÇÃO
Para que se analisem as mais variadas soluções e as substâncias que as compõem, é de total relevância o conhecimento nos processos de separação de substancias e dentre esses processos destaca-se o de destilação, que no caso da atividade seguinte, é fracionada. Tornando-se um dos caminhos no laboratório para se separar substâncias estejam estas em misturas homogêneas ou heterogêneas de forma correta e se prossigam as atividades dependentes desse tipo de analise.
OBJETIVO
- Realizar a separação de substâncias em uma mistura líquida através da destilação fracionada. MATERIAIS UTILIZADOS
- Água destilada, deionizada;
- Éter;
- Acetona;
- Clorofórmio;
- Álcool etílico;
- Becker;
- Destilador;
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Para se realizar uma destilação fracionada, misturam-se as variadas substâncias em um Becker com uma bola de vidro dentro e depois se coloca ligada a um destilador com toda sua aparelhagem, a partir daí observa-se a separação dessas substâncias na seguinte sequência: éter, acetona, clorofórmio, álcool etílico e por fim a água deionizada.
CONCLUSÃO A partir de tal atividade pode-se aplicar a destilação em misturas líquidas para separação destas e assim organizar análises laboratoriais variadas envolvendo vários líquidas sendo essas misturas homogêneas ou heterogêneas, de forma eficiente.
AULA 02
INTRODUÇÃO
A análise de porcentagem de substâncias em misturas é de fundamental importância nos variados meios onde se possa imaginar. Esse tipo de observação é feito com muita frequência em laboratórios para se verificar a veracidade nas formulações químicas nos mais variados