Estudante
a) A pesquisa do IPEA divulgada no ano de 2013 revelou que o número de homicídios em negros no Brasil supera de maneira significativa o número de não negros. Do mesmo modo trouxe a cena o fato de a população negra ser mais suscetível à violência policial que os brancos.
Teoria positivista: Através da análise feita tomando-se porbase esta teoria, é possível chegar à conclusão que tal fato ocorre por que os negros possuem características ou fatores determinantes em seu organismo, que os envolvem em casos de homicídios.
Teoria clássica: Através da análise feita tomando-se por base esta teoria, é possível chegar à conclusão que tal fato ocorre por que os negros por serem a maior parte da população, que se encontram em camadas sociais e locais que favorecem ou induzem a pratica de crimes desse tipo.
b) Faça uma análise rápida dos números do encarceramento no Brasil que revela que o contingente de presos é composto por sua maioria por pobres envolvidos no tráfico de drogas em crimes contra o patrimônio.
Teoria positivista: Através da análise feita tomando-se por base esta teoria, é possível chegar à conclusão que os presos por tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio, cometeram esses crimes por serem pobres.
Teoria clássica: Através da análise feita tomando-se por base esta teoria, é possível chegar a conclusão que a maioria dos presos, são pobres porque a sua condição social deixa-lhes mais suscetíveis aos critérios de penalização do sistema.
c) O número de condenações relacionadas com crimes de colarinho branco são pequenos. Ocorrem, todavia em alguns casos condenações as quais são cercadas de rituais e publicidade.
Teoria positivista: Através da análise feita tomando-se por base esta teoria, é possível chegar à conclusão que a quantidade de crimes de colarinho branco são pequenos,