Estudante
O Banco do Sul é um fundo monetário e é um banco de desenvolvimento que faz empréstimos bancários cujo contrato de fundação foi em 26 de setembro de 2009 e sua primeira reunião foi na Venezuela em 12 de junho de 2013.
Em 19 de junho de 2003, teve a cúpula em Assunção (Paraguai) e os presidentes dos países membros do Mercosul participaram e foi proposta a formação de um Instituto Monetário e a criação de uma moeda comum.
A ideia era de que esta instituição constituísse um dos pilares da integração latino americana.
Participam do Banco do Sul: Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Chile e Peru participam como membros observadores e a Colômbia se recusou a participar.
O acordo para sua criação foi assinado em 9 de dezembro de 2007.
- Sede em Caracas e uma subsede em Buenos Aires e outra em La Paz.
Objetivos do Banco do Sul
- É fazer com que todos os países da América Latina (do México à Argentina) participem do Banco.
-O programa fornecerá dinheiro para qualquer nação para realizar a construção de programas aprovados e abrirá novas alternativas de financiamento, no qual estariam presentes conceitos como a igualdade, equidade e justiça social.
- O Banco se apresenta como uma alternativa ao FMI, ao Banco Mundial e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, devido à impopularidade dos mesmos na América Latina.
-Hugo Chavez na Venezuela prometeu que tiraria o país do FMI e animou os demais Estado a fazerem o mesmo.
-Propõe-se que todos os países membros contribuam em partes iguais, para que nenhum deles tenha um controle dominante.
-Este projeto financeiro busca promover medidas de integração econômica que fortaleçam a União das Nações Sul-Americanas e também propõe a criação de uma moeda comum sulamericana dentro de um prazo de 5 anos ou mais.
-Sua finalidade é funcionar como um banco de desenvolvimento para financiar infraestrutura e apoio a empresas públicas e privadas dos países