estudante
Curuquerê-dos-capinzais - sua forma adulta é uma mariposa que capinzais mede 42 mm de envergadura, apresentando as asas de coloração pardas acinzentada. Apresenta quatros gerações anuais. Esta mariposa coloca os ovos sobre as folhas das pastagens e o período de incubação é de 7 a 12 dias; as lagartinhas recém-nascidas alimentam-se da parte tenra da planta, geralmente na página inferior das folhas, sendo pouco visíveis nessa ocasião.
Completamente desenvolvidas, as lagartas medem 4 cm de comprimento, sendo facilmente reconhecidas, porque se locomovem como se estivessem medindo palmo. Sua coloração é amarelada, com estrias longitudinais castanho-escuras.
Uma outra lagarta que também causa a desfolha é a Lagarta-do-cartucho, que apesar de ser uma praga conhecida do milho, causa danos também nas pastagens dependendo da região e época.
Lagarta-do-trigo também pode atacar as pastagens. A sua mariposa mede 20 a 35 mm. Seus ovos são redondos, branco-amarelados, sendo colocados em linhas, juntos uns dos outros. A lagarta tem coloração verde.
Controle:
Sendo as lagartas pragas de ocorrência cíclica, quando ocorrem surtos, as lagartas podem destruir totalmente as folhagens. A mais importante das lagartas que ocorrem nas pastagens é a curuquerê-das-pastagens. Deve ser feita uma avaliação direta do número de lagartas, através do método batida de pano ou pelos danos causados pelas lagartas ou pelo método indireto, observando os danos, ou seja, a desfolha, neste caso controlar quando 10% da área estiver atacada. Se observar adultos por meio de armadilha luminosa ou quando aparecer na luz da varanda da casa, próxima a pastagem, pode liberar um parasitoide de ovos de lepidopteras, como o Trichogramma.
O Trichogramma parasita os ovos das mariposas, reduzindo bastante a população destas pragas. Ao comprar as cartelas do Trichogramma, liberar-se três cartelas por hectare.
Para ocorrência de lagartas devorando os capinzais, utilizar