estudante
Os países considerados mais avançados sentiram a necessidade de criarem uma ciência que fosse responsável pela gestão, pelas organizações de um modo geral e pelas empresas particulares.
Surge então, a administração, com origem no latim: ad (direção, tendência para algo) e minister (subordinação ou obediência). Originalmente, ela era responsável pelo desempenho de atividades relacionadas à condução dos assuntos das organizações.
O termo também pode ter origem na língua francesa, management (a arte de conduzir, dirigir).
Concluímos, portanto, que a administração é uma ciência que estuda os principais problemas de um sistema. Estes problemas não estão relacionados apenas a um governo ou à condução de uma empresa, podem envolver qualquer atividade relacionada ao planejamento, à organização, direção e controle.
A tarefa básica da administração também é interpretar todos os objetivos da empresa, transformá-los em ações através de planejamento, organização, direção e controle para que todos os esforços tragam um resultado, ou seja, alcancem o objetivo esperado.
Teoria da Administração Científica
- Desenvolvida por Frederick W. Taylor, nos Estados Unidos;
- Surgiu no início do século passado, devido à preocupação com a organização das tarefas dos trabalhadores que, na época, não possuíam conhecimentos técnicos suficientes para serem eficientes em seus trabalhos;
- O serviço do trabalhador da época era desqualificado e não havia, por parte da empresa, interesse em “gastar dinheiro” para qualificar esses empregados;
- A reserva de mão de obra era muito grande, bastava a empresa trocar um empregado ineficiente por outro;
- Observou-se que um operário desqualificado significava baixa produtividade e consequente redução de lucros;
- As empresas eram obrigadas a aumentar seus quadros de empregados para suprir as suas necessidades de produção;
- Racionalizou-se o trabalho, através de uma organização científica de forma a acelerar o