estudante
AÇO
São Luís – MA
2013
Centro Universitário do Maranhão
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Ciência dos Materiais, do Centro Universitário do Maranhão como requisito parcial para obtenção de nota do segundo bimestre no Curso de Engenharia Civil.
São Luís – Maranhão
2013
INTRODUÇÃO
Grandes descobertas fazem parte da vida do homem desde os primórdios de sua existência, como por exemplo, a descoberta do fogo e da roda. Porém, a descoberta que talvez tenha se enquadrado como um verdadeiro “divisor de águas” tenha sido a descoberta dos metais, sendo eles preciosos ou não, uma vez que os mesmos eram sinônimos de riqueza e, quem os detinha, exercia o poder sobre os mais pobres. Dessa forma, o homem, tomando como base esses dados, costuma subdividir a história em decorrência dos seus acontecimentos, como “A era da roda”; “A era do fogo”; “A era do ferro”; “A era do ouro”... etc.
O uso do ferro, por exemplo, promoveu grandes mudanças na sociedade. A agricultura se desenvolveu com rapidez por causa dos novos utensílios fabricados. A fabricação de armas mais modernas viabilizou a expansão territorial de diversos povos, o que mudou a face da Europa e de parte do mundo.
No século XIX, com o início da era das grandes revoluções industriais, foi possível o amadurecimento do processo de fusão do ferro a temperaturas altíssimas, o que permitia a maior absorção de carbono do carvão vegetal. Tal procedimento da origem a uma liga composta de ferro e pequenas quantidades de carbono, surgindo assim um material mais duro e resistente que o ferro, o aço.
Com a sua descoberta e aprimoramento, pôde-se então, utiliza-lo na construção civil, o que significou uma consequência natural do desenvolvimento de tecnologias para a produção industrial de grandes quantidades de aço, de forma economicamente viável. Inicialmente, a necessidade de construção de extensas linhas de