estudante
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
Guilherme Reis
Operações Unitárias I
Porto Alegre, Março de 2011
Sumário
Sumário 2
INTRODUÇÃO 3
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
MATERIAIS E MÉTODOS 7
RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Neste trabalho se desenvolverá uma análise granulométrica feita em laboratório de uma mistura composta de borracha e carvão vegetal, na qual se determinou o diâmetro médio do composto através do peneiramento da amostra.
Será determinado também o diâmetro médio volumétrico e apresentar-se-á em forma de tabelas e gráficos a Análise Granulométrica Diferencial (AGD) e a Análise Granulométrica Acumulada de Grossos e de Finos (AGAR e AGAF, respectivamente).
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Conhecer o tamanho e geometria das partículas com as quais trabalhamos é de suma importância em operações unitárias como processos de catálise heterogênea, mistura, separações inerciais e adsorção. Propriedades importantes como o cálculo da energia necessária para a fragmentação do sólido, superfície externa e propriedades do sólido particulado, como a porosidade.
No caso de partículas homogêneas, a determinação do seu número, volume e superfície externa são bem simples. O tamanho da partícula pode ser determinado diretamente ou com auxílio de um microscópio, por peneiramento, decantação, elutriação ou centrifugação.
Se tratando de partículas heterogêneas, o material terá que ser separado em frações com partículas uniformes e a forma mais prática consiste em passar o material através de uma série de peneiras, nas quais uma fração do sólido fica retida.
Segundo Gomide (1983):
“O peneiramento consiste em fazer passar a partícula através de malhas progressivamente menores, até que ela fique retida. O tamanho da partícula estará compreendido entre a medida da malha que a reteve e a da