estudante
Uberaba
2013
Sumário
As Origens do Direito Grego
Resumo: O seguinte artigo explica a forma como o Direito grego antigo se deu e como influenciou na sua sociedade. Pode-se afirmar que foi através da escrita propriamente dita que as regras se firmaram como normas jurídicas. Utilizaremos Atenas como paradigma pois foi onde a democracia melhor se estabeleceu, o desenvolvimento da legislação e do processo jurídico atingiu sua plenitude. Além de apresentarem um direito evoluído, os gregos demonstram sua influência sobre o direito romano em muitos termos técnicos, tais como: júri popular, figura do advogado (logógrafo), distinção entre homicídios. Portanto, a revolução intelectual, e ainda, o desenvolvimento da polis levou a uma séria democratização dos direitos civis.
Palavras-chave: direito grego, história do direito, regra escrita.
INTRODUÇÃO
Foi na Grécia Antiga que os primeiros raios de filosofia e pensamento crítico se deu, e a herança que se deixou para as populações ocidentais como formação do raciocínio crítico são imensuráveis. Em relação a política, foi Atenas que deu os primeiros passos na democracia, o que a diferenciou de outras polis gregas, pois foi fruto da genialidade do povo.
A formação da pluralidade citadina grega é o resultado direto de um processo lento e gradual de sedentarização surgido em função da desintegração dos sistemas tribais.No decorrer da época arcaica houve um período de grandes transformações na Grécia Antiga com destaque para colonização, que estimulou o comércio e a indústria, devido ao início da troca de mercadorias com outros povos. Logo após o surgimento da moeda na Grécia, a escrita foi quem