Estudante
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Teoria das Elites e A Tradição Política no Brasil: A gênese do pensamento Autoritário.
HC316 - FUNDAMENTOS DA TEORIA POLÍTICA
Cleverson Willian Honório – Turma B
Introdução
Este artigo pretende abordar o problema da tradição política no Brasil utilizando-se da Teoria das Elites, mais especificamente, a teoria de Gaetano Mosca sobre as formulas políticas. A questão levantada aqui gira em torno do pressuposto do predomínio do pensamento autoritário na política brasileira, mas pensando especificamente nas elites políticas e seus recursos, partindo da hipótese da dominação das ideias conservadoras na concepção de liberdade política e democracia nas formas de governo.
A importância de estudar o tema da democracia no Brasil dá-se pela constatação de que embora as formas de governo se apresentem em primeiro momento como semelhantes as do Velho Mundo (onde a revolução pressupõe a derrubada da aristocracia e a ascensão da burguesia, como na Inglaterra e França, na revolução burguesa, por exemplo) o Brasil se faz como um caso peculiar, onde “A democracia no Brasil foi sempre um Lamentável mal-entendido. Uma aristocracia rural e semifeudal importou-a e tratou de acomodá-la, onde fosse possível, aos seus direitos e privilégios, os mesmos privilégios que tinham sido, no Velho Mundo, o alvo da luta da burguesia contra os aristocratas.” (Sérgio Buarque de Holanda)
A discussão se apresentará em cinco momentos, que são respectivamente: 1) Introdução ao pensamento de Gaetano Mosca 2) A Elite Saquarema e o conceito de Liberdade Negativa, utilizando a obra de MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema. 3) As classes dirigentes, o recurso da terra e o regime representativo em LEAL, Victor Nunes, Coronelismo, enxada e voto 4) A visão de Mosca sobre a democracia e a tradição política no Brasil por FAORO, Raymundo de. Os Donos do Poder e WEFFORT C, Francisco, Por que democracia 5)